27/04/2014

PAULA GUERRA | "A Instável Leveza do Rock"


Sob a chancela das Edições Afrontamento, chegou recentemente às  livrarias a tese de doutoramento de Paula Guerra, "A Instável Leveza do Rock", um livro que pretende delinear e explicar sociologicamente um segmento musical do pop rock: o rock alternativo português. 

Este intuito é concretizado pelo recurso e aplicação dos contributos da sociologia da cultura e das artes àquele objeto, reinterpretando-o e dando-lhe uma configuração concreta.

Três eixos deste trabalho merecem destaque: a adopção de uma ótica alargada e exaustiva do rock alternativo português, abarcando um amplo e diversificado leque de atores (músicos, jornalistas e críticos, bloggers, editores, promotores, music lovers); a identificação das características e propriedades do rock alternativo português assente nos discursos formulados pelos próprios protagonistas; e a valorização de uma perspetiva de análise diacrónica que permitiu identificar a génese e a dinâmica do rock alternativo entre 1980 e 2010 em Portugal.

Esta obra envolveu “209 entrevistas de profundidade, das quais 11 são histórias de vida de músicos marcantes” como Rui Reininho, Alexandre Soares, Adolfo Luxúria Canibal, João Peste, Xana e Pedro Ayres Magalhães. 

No próximo dia 30 Abril, "A Instável Leveza do Rock", será apresentado no Fórum Fnac NorteShopping, em Matosinhos, a partir das 21.30h. Esta sessão conta com a presença de Carlos Fortuna e do músico Adolfo Luxúria Canibal.

Sem comentários:

/>