15/09/2017

GRANDFATHER´S HOUSE | Discurso Direto


Grandfather’s House edita hoje o seu terceiro disco "Diving", resultado de uma residência artística no espaço gnration (Braga), contando com as participações de Adolfo Luxúria Canibal, Nuno Gonçalves e Mário Afonso, na voz, teclados e saxofone, respectivamente. Grandfather’s House são hoje os meus convidados em "Discurso Direto"

Portugal Rebelde - Este disco é o resultado de uma residência artística no espaço gnration, em Braga. Como é que foi o processo de composição deste “Diving”?
.
Grandfather´s House - O processo de composição foi na nossa sala de ensaios durante uns meses. Foi muito bom podermos juntar-nos durante esse tempo, desta vez com mais um elemento, Nuno Gonçalves (teclas), que trabalhou na composição de todos os temas connosco, e trabalhar em ideias que surgiram muito naturalmente. Quase não existiram ideias que levamos de casa, tudo o que conseguimos foi nesse tempo que passamos juntos a compor. Isso foi muito importante para que todos sentíssemos a construção do disco da mesma forma e para que resultasse num trabalho coeso.

PR - “Diving” é um disco com uma sonoridade mais densa?

Grandfather´s House - Talvez… Eu prefiro deixar os ouvintes do disco tirarem as suas próprias conclusões. Cada um ouve e interpreta as coisas de forma diferente, essa é a magia de um álbum ou de qualquer outro trabalho artístico. Ao meu sentir, a questão da temática do disco, influenciou a sonoridade também. De outra forma não faria tanto sentido.

PR - Há alguma temática, que percorre as canções deste disco?

Grandfather´s House - Sim. Este disco é dividido em três partes. Explora a temática das lembranças, memórias que pareciam adormecidas no subconsciente da personagem de que falam as letras, e que trazem tudo menos boas sensações com elas. A primeira parte, aborda essas recordações muito diluídas. A segunda, uma raiva, um estado depressivo — terminando com a terceira parte, que expressa a aceitação dessas memórias e de como tudo isso talvez a tenha tornado melhor e mais forte.

PR - Neste novo disco contam com participações de Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Nuno Gonçalves e Mário Afonso. Querem falar-nos um pouco destas colaborações?

Grandfather´s House - Colaboramos com imensas pessoas e artistas neste trabalho, o que é realmente um prazer enorme para nós! A ideia da residência artística no gnration surgiu com essa vontade de trabalhar com pessoas novas. Neste caso, destes três músicos, que participaram na voz, nas teclas e no saxofone, respetivamente, pensamos que seriam as pessoas ideais para o que pretendíamos. Além disso, trabalhamos com dois artistas visuais, Élio Mateus e João Novais, que fizeram um excelente trabalho no espetáculo de apresentação do disco no gnration!

PR - Qual é o tema que melhor carateriza o “espírito” deste “Diving”?

Grandfather´s House - A sonoridade dos temas evolui ao longo do alinhamento, por isso é difícil dizer. Posso referir o segundo tema “Drunken Tears”, não por pensar que carateriza o espírito do disco, mas simplesmente porque é uma música que todos gostamos muito de tocar, foi dos primeiros temas a ser composto e foi muito rápido.




Sem comentários:

/>