18/11/2017

PAULO MARINHO | "Gaita de Foles em Portugal"


Paulo Marinho apresenta o seu primeiro disco a solo, "Gaita de Foles em Portugal". Álbum dedicado maioritariamente ao reportório tradicional português para este instrumento também incluí originais de vários compositores. Os diversos tipos de gaitas de fole são acompanhados por instrumentos de percussões mas também por flautas , voz, viola braguesas entre outros. São 39 temas em 15 faixas num total de 57 minutos de música.

A apresentação com alguns apontamentos musicais terá lugar dia 23 de Novembro pelas 18.45h na sede da Xuventude de Galicia na Rua Julio Andrade, em Lisboa.

Gaita de fole é o nome usado em português para denominar um conjunto de instrumentos musicais de sopro e de palheta que têm em comum a capacidade de emitir som contínuo através de um depósito flexível de ar. A sua variedade é enorme quanto às características morfológicas e musicais, correspondendo a diferentes origens geográficas e históricas.

Paulo Tato Marinho (Sétima Legião , Gaiteiros de Lisboa) nasceu em Lisboa no ano de 1964. Dedica-se às gaitas de fole como instrumentista, professor, investigador, divulgador, compositor e construtor. Começou a tocar gaita de fole em 1982. 

O seu gosto pelo instrumento nasceu no Alto Minho onde passava férias na aldeia de sua família paterna, São Pedro da Torre – Valença. Nesta zona, e abrangendo a Galiza, viu e ouviu zés pereiras e gaiteiros galegos criando desde cedo um fascínio pela gaita de fole.

Em 1983 integrou o grupo musical “Sétima Legião” e no ano seguinte o grupo de danças e cantares “Anaquiños da Terra” da Xuventude da Galiza – Centro Galego de Lisboa. Em 1992 foi um dos fundadores do grupo musical “Gaiteiros de Lisboa”. Em 1999 foi um dos fundadores da “APEDGF - Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de Foles”. Tem participado e colaborado em espectáculos e discos com vários projectos musicais.
Alinhamento:

01. Alto Minho

02. Cantigas Medievais

03. Duas Léguas

04. Valsas Portuguesas 

05. Murinheiras

06. Carvalhesa de Moimenta de Vinhais

07. Tiêrras de Miranda

08. Caminhadas

09. Corridinhos Gaiteiros

10. Penafiel

11. Coimbra 

12. Final

13. Gaitarrada

14. Lhaços Cantados

15. Stella Octangula

Sem comentários:

/>