20/04/2018

PRANA CONVIDA CRISTINA BRANCO


Os Prana convidaram a consagrada fadista portuguesa Cristina Branco para dar voz - e alma - a "Voltar a Dormir", tema presente no último trabalho "Ser Nenhum" avançado em Fevereiro do presente ano. 

A artista, que lançou novo disco também em Fevereiro "Branco", deu cores completamente novas ao tema, tornando-o só dela, numa interpretação que transforma a balada num misto suave entre uma canção de embalar e um sussurro emotivo.

Dentro de uma área de fortes raízes conservadoras e tradicionalistas como é o caso do fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa alicerçada em poetas eternos-clássicos, compositores requintados e músicos de excelência que transpõem uma aura única ao vivo. São perto de uma dezena de discos que, juntamente com centenas de espetáculos um pouco por todo o mundo, atribuem a Cristina Branco, e ao seu trabalho, um significado muito particular num trilho único traçado entre a sofisticação, tradição e inovação.

Já Prana, com este novo trabalho "Ser Nenhum", trazem uma ode à pertença, ao possuir, à inversão de valores numa sociedade hiper modernista que se rege pelo ter sobre o ser. "Ser Nenhum" é feito de batalhas internas e psicológicas, passando pelo fatalismo ou pela injustiça quotidiana, até à definição do materialismo enquanto ser. Entre os caminhos do ter e do ser, os Prana vão vincando uma personalidade num registo cada vez mais seu.

Gravado no Tejo Bar, no encantador bairro de Alfama, "Voltar a Dormir" ganha assim o mais perfeito e acolhedor fundo que esta interpretação poderia ter.

O Prana Convida apresenta-se como um conjunto de reuniões musicais com artistas e criativos que juntos recriam temas dos Prana. Nestes convites/desafios já participaram artistas nacionais como Emmy Curl, Frankie Chavez e João Só.

Em Maio, depois de um tour na Holanda e Bélgica de 13 concertos em 13 cidades diferentes, Cristina regressa a Portugal para apresentar o seu novo trabalho em Lisboa, a 15 de maio, no Teatro Tivoli BBVA, e no Porto, a 23 de maio na Casa da Música.

Também os Prana se apresentam numa tour nacional durante o mês de Abril, Maio e Junho que passará por várias cidades do país: Aveiro, Oliveira de Azeméis, Viseu, Évora, Coimbra, Braga e Freamunde.


Sem comentários:

/>